O país nórdico é cativante por ter histórias e construções da Idade Média, além de atrações contemporâneas para todos os tipos de viajantes
A Suécia está localizada na Península Escandinava, que divide fronteira com a Noruega e a Finlândia e está ligada à Dinamarca pela Ponte do Öresund. Com a maior parte do território cercada pelo mar, o país tem várias ilhas para turistar. Sua cultura diversificada e repleta de valores é um reflexo da Idade Média, até quando se tornou reino unificado, no século 16.
O país tem um design minimalista e diferente, influenciando o mercado da moda, do design de interiores e da arquitetura. A Suécia também é muito querida pelos viajantes ao promover a sustentabilidade e a qualidade de vida dos cidadãos. Com tantas atrações diferentes, vale a pena viajar por duas semanas para desfrutar de cada um de seus destinos.
Logo no início da sua viagem, o turista percebe o estilo de vida que os suecos adotaram: o Lagom. O termo se refere à palavra nórdica antiga “lei” e significa “grupo” em sueco. Essa filosofia é uma forma de viver feliz e de maneira equilibrada. O comportamento remonta aos tempos dos vikings, quando eles sentavam ao redor de fogueiras e tomavam hidromel, uma bebida fermentada com mel.
Nos dias atuais, os suecos são conhecidos por sua personalidade moderada quando se trata de suas opiniões de vida e políticas. No ambiente de trabalho, é comum fazer pausas para evitar sobrecarga e promover um local saudável. Eles sempre priorizam a harmonia, para que a negatividade não tenha espaço.
Existem diversas cidades para conhecer na Suécia, mas vamos falar sobre quatro destinos que vão conquistar o seu coração. Confira:
A capital da Suécia possui 14 ilhas e mais de 50 pontes no arquipélago do Mar Báltico. O destino abriga várias atrações divertidas, como o Museu do ABBA, onde estão expostos roupas usadas nos shows, guitarras, microfones, cartas de fãs e outros objetos.
Sua família gosta de parque de diversões? Então a Ilha de Djurgarden é perfeita para vocês. Ela abriga o Gröna Lund, o parque mais antigo da Suécia, inaugurado em 1883. O Museu Vasa fica na mesma ilha e possui um navio de guerra do século 17. Lá, os turistas podem aprender sobre a embarcação naufragada.
Um dos locais mais importantes é o centro histórico Gamla Stan, fundado no século 13. O bairro recebe muitos turistas, porque abriga construções medievais e locais turísticos como o Palácio Real, a Catedral de Estocolmo e o Museu Nobel.
Ainda na Gamla Stan, está a Praça Sotrtoget, charmosa por ter edifícios coloridos, lojas de artesanato, restaurantes e cafés. Foi lá que ocorreu o Banho de Sangue de Estocolmo, em 1520, quando o rei da Dinamarca à época, Cristiano II, matou 82 nobres suecos. Se você visitá-la no final do ano, poderá aproveitar o tradicional mercado de Natal.
Ótima para conhecer na época do verão, entre junho e agosto, conta com vários museus e uma famosa roda-gigante, localizada no Parque de Diversões Liseberg. Outro ponto turístico incrível é o Jardim Botânico de Gotemburgo. Fundado em 1923, é um dos maiores da Europa e é perfeito para ver plantas e flores maravilhosas. Também serve como local para estudos e pesquisas.
Aberto para toda a população durante o verão, o Parque Liseberg é o maior parque de diversões da Escandinávia. Já o Feskekörka (Igreja do Peixe) é um mercado de peixes e mariscos em que o comércio é fervoroso. Por fim, não deixe de visitar a estátua de Poseidon na Praça Götaplasten, projetada em 1931 pelo escultor Carl Milles.
Muitas pessoas vão até Malmo para realizar trilhas pela cidade e excursões turísticas de barco. Além disso, a cidade oferece pontos turísticos famosos, como o Castelo de Malmo (Malmöhus), uma fortificação construída pelo rei da Dinamarca Cristiano III, em 1530. Ela abriga coleções do Museu da Cidade, como pinturas antigas e instrumentos de tortura.
A Igreja de St. Peter (Sankt Petri Kyrka) foi inaugurada no século 14 e consagrada aos santos São Pedro e São Paulo. Durante a Reforma Protestante, foi um centro espiritual importante e, atualmente, é considerado o principal monumento religioso gótico da localidade.
É uma das melhores cidades da Suécia para fazer passeios no inverno, entre os meses de dezembro e março. Os turistas caminham assim que o sol nasce para ver a linda paisagem da área. E, à noite, se aventuram sozinhos ou com guias turísticos para ver a incrível aurora boreal.
Aprecie a beleza do Parque Natural Abisko, um vale rodeado por montanhas que hospeda um dos maiores lagos da Escandinávia. No frio, as pessoas o visitam para fazer escaladas no gelo, passeios de Husky e corridas de renas. Quando o clima está quente, são disponibilizados passeios de canoa e rafting.
Por ter um território extenso, a Suécia possui pontos turísticos que, na maioria das vezes, não são incluídos nos roteiros de viagem. Mesmo assim, se você estiver com tempo, vale a pena explorá-los.
Viaje pela Suécia com a Bancorbrás Turismo e tenha a melhor experiência ao descobrir os mistérios do mundo medieval. Além disso, leia matérias sobre diversos destinos em nosso site!